Alunos do ICC apresentam trabalhos no Institut Pasteur de Montevideo
De 21 a 30 de março, o Institut Pasteur de Montevideo, no Uruguay, sediou o curso “Análise de proteômica por espectrometria de massas”, coordenado por Paulo Carvalho, pesquisador do ICC, e Rosario Durán, pesquisadora do Institut Pasteur de Montevideo. A iniciativa tem o objetivo de treinar jovens cientistas e estudantes de pós-graduação em tecnologias proteômicas, com foco na geração de dados e análise computacional.
Para esta edição do curso foram selecionados três alunos do ICC, além de alunos de outros programas de pós-graduação nacionais e internacionais, com deslocamento e permanência custeados pelo curso. A doutoranda Amanda Caroline Camillo de Andrade apresentou o trabalho intitulado “In vivo evaluation of skin treatments with mass spectrometry and artificial intelligence”, e a aluna de iniciação cientifica, Ana Beatriz Lajas, o trabalho “Proteomic analysis of skin aging”. O doutorando Marlon Dias Mariano dos Santos participou como professor convidado e coorganizador do curso.
“Este já é o quinto curso organizado em colaboração com o Instituto Pasteur do Uruguay. Acreditamos que este encontro marca a vida acadêmica dos alunos, agregando experiências profissionais e internacionais com a interação entre os alunos com projetos, utilizando a proteômica em diferentes aplicações e pesquisadores que são referência nesta área”, relata Paulo Carvalho. “Além do aprendizado, estar in loco proporcionou aos alunos network com os pesquisadores e imersão cultural com alunos de diferentes países”, finaliza o pesquisador do ICC.