Alunas vinculadas ao ICC são premiadas para participação em Congresso no EUA

por / sexta-feira, 10 junho 2022 / Categoria Instituto Carlos Chagas

Duas alunas do doutorado vinculadas ao Instituto Carlos Chagas (ICC-Fiocruz Paraná) foram agraciadas no concurso para participação gratuita no 33º Congresso de Parasitologia Molecular, em setembro, em Woods Hole, Massachusetts, EUA. Vanessa Rossini Severo faz parte do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia, do ICC, e Izadora Volpato Rossi é da UFPR, orientada no ICC. De 66 trabalhos inscritos de 23 países, apenas nove estudantes do mundo terão todos os custos de viagem, hospedagem e participação bancados pela organização do evento.

“Minha expectativa é mostrar o trabalho que venho desenvolvendo durante o mestrado e doutorado realizados no ICC”, disse Vanessa. A pesquisa dela envolve a caracterização de uma proteína que auxilia na compactação do DNA no parasita Toxoplasma gondii, causador da toxoplasmose. “Além disso, o Congresso é uma oportunidade para poder interagir e discutir ciência com pesquisadores renomados na área e me atualizar com o que se tem feito no mundo em relação à parasitologia molecular”, afirmou. Vanessa está no último ano do doutorado, tendo como orientadoras as doutoras Sheila Nardelli e Andrea Ávila.

“O que me motivou a me inscrever nesse concurso foi a oportunidade de participar de um dos maiores eventos da área da parasitologia e poder mostrar nossa contribuição no estudo da Doença de Chagas, que é uma doença negligenciada e tão importante no Brasil”, destacou Izadora. Ela está no 3º ano de pós-graduação em Biologia Celular e Molecular, da UFPR, sendo orientada pelo doutor Marcel Ramirez, pesquisador do ICC. Segundo ela, há cerca de um ano a sua pesquisa é desenvolvida nos laboratórios do ICC. Ela estuda vesículas extracelulares na interação de Trypanosoma cruzi com seus hospedeiros.


TOP