Ação do ICC marcou as atividades da SNCT 2018 em Curitiba
Fiocruz Paraná atraiu centenas de pessoas na Boca Maldita, no centro da cidade. População pode conhecer a atuação da instituição e interagir com a ciência de uma forma lúdica
No dia 15 de outubro, o Instituto Carlos Chagas (Fiocruz Paraná) promoveu mais uma edição do Fiocruz na Rua em Curitiba. A ação fez parte das atividades edição 2018 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – realizada entre os dias 15 a 21 –, e invadiu a Boca Maldita, no centro da cidade. Em um espaço de aproximadamente 200m², foram oferecidas atividades de divulgação científica que contaram com a participação dos pesquisadores da Fiocruz Paraná e do Parque da Ciência Newton Freire Maia.
Os visitantes foram recebidos com atividades e experimentos que abordaram temas como a prevenção de doenças causadas pelo Aedes aegypti, leishmaniose, células-tronco, parasitos e história do sequenciamento do DNA, entre outros. As atividades incluíram “Célula-tronco: Um coringa em nosso corpo”, “O Mundo dos Parasitas”, “Leishmaniose Visceral: O que é?”, “Leishmaniose Visceral: O que é?” e “Arte com Ciência”, além de um espaço para apresentação do Programa de Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia do ICC.
Os mais curiosos puderam observar uma célula em um microscópio, tirar dúvidas e interagir com cientistas. Para completar, a equipe do Parque da Ciência Newton Freire Maia ofereceu atividades que incluíram telescópio, gerador de Vander Graaff, experimentos com ilusão de ótica e clima e tempo.
“O evento superou nossas expectativas. Sentimos o acolhimento do público, que prestigiou e trocou conhecimentos com a equipe que esteve aqui. Centenas de pessoas passaram por aqui e foi um momento importante e de muita alegria para todos nós, que hoje saímos dos nossos laboratórios e tivemos a oportunidade de interagir com as pessoas. Foi um momento especial, que reforçou a missão da Fiocruz”, comemorou a pesquisadora e coordenadora de extensão da Fiocruz Paraná, Patricia Shigunov.
Confira a repercussão na mídia:
Rede Paraná Educativa – Notícias da Manhã
Confira a galeria de imagens: