Aberto calendário de visitas técnicas do ICC

por / sexta-feira, 02 setembro 2022 / Categoria Instituto Carlos Chagas

Um grupo de 20 jovens estudantes do Colégio Estadual de Educação Profissional de Curitiba (CEEP), do quarto ano do curso de Biotecnologia e Biociências, estreou o novo calendário de visitações ao Instituto Carlos Chagas (ICC-Fiocruz Paraná), em Curitiba. Depois de dois anos e meio suspensas, as visitas foram retomadas; estas têm o objetivo de estimular a interação entre instituto de pesquisa e sociedade, possibilitando aos participantes conhecer cientistas e estrutura, instalações e rotina de trabalho de um dos mais respeitados centros de pesquisa do Paraná.

A visita foi conduzida por Carla Cavalcanti, profissional da Coordenação de Comunicação, Extensão e Divulgação Científica (Cocedic/ICC) responsável pela realização de eventos, que recepcionou o professor Thiago Mayer e seus alunos, apresentando o instituto e destacando a sua relevância na produção de pesquisas científicas voltadas para a saúde e o fortalecimento do SUS.

O primeiro ambiente científico visitado foi a plataforma de Espectrometria de Massa, com acompanhamento da pesquisadora Kelly Machado. Para ela, a turma do CEEP de Curitiba surpreendeu ao fazer questionamentos aprofundados. “Na verdade, eles relataram que tiveram na aula de Química conhecimento da análise instrumental envolvendo métodos aplicados na plataforma”, explicou ela. “Então, foi uma oportunidade de verem na prática os equipamentos sofisticados que tomaram conhecimento na sala de aula”.

Depois, a pesquisadora Bruna Helzenderger recebeu o grupo no Centro de Microscopia, apresentando os equipamentos de alta performance, de microscópios óticos básicos a eletrônicos de varredura e de transmissão, explicando sua função e potencial. Na plataforma de Biologia Estrutural Integrada, os estudantes conheceram as etapas do processo de resolução e análise estrutural de proteínas, acompanhados pela pesquisadora Tatiana Matos.

Os alunos acederam ao Centro de Memórias, Biblioteca e Documentação (Cembid/ICC), onde Manoel Barata, coordenador do setor, mostrou-lhes o acervo científico do instituto, as formas de acesso e a variedade de temas reunidos no ambiente. Encerrando a visita, professor e estudantes participaram de uma dinâmica na qual desafios valiam brindes.

A visita técnica é uma oportunidade em que o instituto e a comunidade se fortalecem mutuamente.  O ICC dispõe ainda de duas datas neste ano para visitação: dias 08 e 22 de novembro. Para fazer o agendamento, basta acessar o site https://www.icc.fiocruz.br/visitas/ e preencher o formulário.

Fotos: Itamar Crispim

 


TOP