Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

 

Instituído pela Organização das Nações Unidas em 2015, o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência é celebrado no dia 11 de fevereiro. A data é comemorada de forma especial pela Fundação Oswaldo Cruz, que realizou uma série de atividades em todas as suas unidades.
Inspirado na figura de Merit Ptah, a primeira cientista da qual se tem conhecimento (2.700 a.C.); mulher negra, africana, praticava a cura medicinal no antigo Egito, a coordenação de Extensão do Instituto Carlos Chagas reforça esse movimento com projeto “No rastro de Merit”.


A proposta envolve o reconhecimento das mulheres que historicamente se destacaram na atuação científica, as mulheres cujas carreiras científicas estão em construção, e aquelas, ainda meninas, que aspiram trilhar este caminho. Com a realização de encontros informais, mediados por jogos e representações, o objetivo é fortalecer a importância e reconhecimento da atuação da mulher na ciência, valorizando a diversidade, para um mundo mais inclusivo e uma ciência melhor porque mais abrangente e potencializada.

Maria das Graças Rojas Soto
Coordenação de Extensão 
Fiocruz Paraná

Nossas atividades

Sessão de cinema e roda de conversa com as mulheres que atuam nas instituições do campus da Tecpar –Fiocruz Paraná, IBMP e Tecpar –, realizada no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

Você que sonha em ser cientista? O projeto Cientista Madrinha vai selecionar 30 estudantes de ensino fundamental e médio de escolas públicas de Curitiba e região para passar um dia na instituição, amadrinhadas por cientistas mulheres.

Apoio

TOP