Nosso Laboratório

Laboratório de Regulação da Expressão Gênica (LabReg)

O interesse do laboratório é voltado para o estudo dos diversos mecanismos de regulação expressão gênica e virulência de patógenos. Alguns agentes infecciosos são utilizados como modelos de estudo, como o protozoário Trypanosoma cruzi, e os fungos Cryptococcus spp e Candida auris. O laboratório ainda conta com pesquisas aplicadas, visando identificar novas drogas antifúngicas, principalmente através do estudo de reposicionamento de fármacos. Atualmente, o laboratório se diversificou, e conta com estudos na área da expressão gênica através do estudo da diversidade dos transcriptomas e proteomas utilizando estratégias de bioinformática. Desta forma, são analisados por uma abordagem de proteogenômica aspectos da expressão de mRNAs e proteínas no ser humano e em modelos murinos. Mais recentemente, o sequenciamento e análise do exoma humano com foco em problemas de saúde pública também começou a ser investigado no LabReg.

Linhas de pesquisa

Nossas Publicações

Confira as publicações dos membros do Laboratório de Regulação da Expressão Gênica (LabReg).

Nossa Estrutura

Laboratórios de Apoio

Cultivo de Fungos Patogênicos

Esse laboratório NB2 permite a manipulação de fungos patogênicos, com toda a segurança para os usuários. As espécies mais manipuladas no laboratório são Cryptoccocus, Candida, fungos negros, entre outros.

Sala de computação científica

A sala conta com computadores, acesso a um servidor de alto desempenho, que permite análise de dados em larga escala, como mapeamento e montagem de genomas, estudos de transcriptômica entre outros.