PRODUÇÃO DE TESTES SOROLÓGICO TIPO ELISA: HANTEC IGM E HANTEC IGG

A Febre Hemorrágica com Síndrome Renal (HFRS) e a Síndrome Cardio-Pulmonar por Hantavírus (SCPH) são roboviroses (do inglês rodent-borne virus) causadas por membros do gênero Hantavirus, família Hantaviridae. A transmissão ao homem ocorre por meio de inalação de aerossóis gerados a partir de fezes, urina e saliva de roedores silvestres infectados, além da transmissão inter-humana, já descrita. No Brasil é um agravo de notificação compulsória. A SCPH é uma doença com taxas de mortalidade de aproximadamente 40% no Brasil e o manejo clínico e o suporte hospitalar são as únicas formas disponíveis para o tratamento. Portanto, um teste diagnóstico simples, rápido e inequívoco é fundamental para contribuir na redução da morbidade e mortalidade deste agravo.
Neste cenário, desenvolvemos kits diagnósticos no formato de ELISA indireto, para detecção de anticorpos IgM e IgG em amostras de pacientes com suspeita de SCPH com o apoio da CGLAB/SVS e Ministério da Saúde. Os testes foram capazes de detectar de forma específica e sensível anticorpos anti-hantavirus em amostras de soro de pacientes e roedores reservatórios provenientes de todas as regiões do Brasil e de alguns países da América do Sul como Uruguai, Argentina, Chile, Peru e Guiana Francesa (Raboni e cols., 2007). Desde 2006, fornecemos estes kits (EIE HANTEC IgM e EIE HANTEC IgG) para todos os laboratórios credenciados da rede pública de acordo com a demanda da CGLAB.

NOSSA PRODUÇÃO

Atualmente, os kits EIE HANTEC IgM e IgG são produzidos no Laboratório de Produção de Kits Diagnósticos de Viroses Emergentes do ICC/Fiocruz-PR. Este laboratório foi certificado em Boas Práticas de Fabricação junto à ANVISA, expediente 0730218/14-5 (D.O.U. Nº 151, 8 de agosto de 2016, pág 40). Os kits EIE HANTEC têm apresentado resultados extremamente satisfatórios nas ações de vigilância epidemiológica da hantavirose no Brasil, sendo distribuídos com regularidade à CGLAB. Entre 2013 e 2019 foram produzidos e enviados ao Ministério da Saúde mais de 1.500 kits diagnósticos (entre IgM/IgG) totalizando mais de 60.000 ensaios fornecidos.