LABORATÓRIO DE VIROLOGIA MOLECULAR (ViroMol)

O laboratório de Virologia Molecular do ICC/Fiocruz-PR (ViroMol) iniciou suas atividades em 2001 e, desde sua criação, tem como objetivo realizar estudos em viroses emergentes com ênfase em vírus de importância em Saúde Pública que circulam no país, em especial no estado do Paraná. O foco principal tem sido a pesquisa em arbovirus (vírus transmitidos por artrópodes) como dengue (DENV), Zika (ZIKV), febre amarela (YFV), chikungunya (CHIKV) e novos vírus isolados de mosquitos. Outro interesse de pesquisa de nossa equipe são os estudos clínicos/epidemiológicos relacionados a infecções por robovirus (vírus que infectam roedores e são transmitidos ao homem através de fluidos destes animais), tal como hantavírus. Além da pesquisa básica, o ViroMol desempenha atividades de Laboratório de Referência para infecções por hantavírus, e faz parte da Rede de Laboratórios de Referência para o diagnóstico diferencial de infecções pelos vírus ZIKV, DENV, CHIKV e YFV em amostras humanas, de primatas não humanos (PNH) e mosquitos vetores. Recentemente, o laboratório foi incluído como referência para o diagnóstico de infecções pelo vírus do Nilo Ocidental (WNV) e possui competência instalada para detecção de outros vírus emergentes que circulam tanto no Brasil como em outros países das Américas e que causam surtos isolados em humanos, mas com potencial risco de expansão, como os vírus da encefalite de Saint Louis (SLEV), Mayaro (MAYV) e Oropouche (OROV) e mais recentemente SARS-CoV-2.

NOSSA ESTRUTURA

O Laboratório ViroMol dispõe de uma sala para cultivo de células, uma sala para cultivo de vírus NB2 e duas salas para realização de ensaios de biologia molecular, celular, imunoensaios entre outros. Além disso em 2007 foi inaugurado um laboratório com nível de biossegurança 3 (NB3), que está integrado a rede nacional de laboratórios de saúde pública para ações de pesquisa e vigilância, sendo especialmente utilizado para diagnósticos virais de animais silvestres, como roedores e primatas não-humanos.
O Laboratório conta com uma ampla gama de equipamentos de pequeno e grande porte para o desenvolvimento de suas atividades, dos quais se destaca dois sistemas de imagens Operetta CLS High-Content Analysis System. Esta plataforma conta com microscópios automatizados capazes de adquirir imagens em modo: campo claro, contraste de fase digital e fluorescência confocal e não-confocal em alta eficiência e performance.