Seja um orientador

Se você é pesquisador, possui vínculo formal com o Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná), possui título de mestre e experiência em atividades de pesquisa, pode ser um orientador do PIBIC. Além dos estudantes que podem entrar em contato, você pode acessar o banco de currículos disponibilizado neste site para encontrar o estudante e fechar uma parceria

Tire suas dúvidas

Pós-doutorandos e doutorandos podem ser orientadores do PIBIC?
Para que seja possível que pós-doutorandos e doutorandos orientem um PIBIC, é preciso que o estudante possua um co-orientador pertencente ao quadro de funcionários.

De onde vêm as bolsas?
O ICC tem sido contemplado com bolsas do Edital da Fundação Araucária para bolsas de iniciação científica e tecnológica. Individualmente, os pesquisadores do ICC podem concorrer a bolsas do CNPq/FIOCRUZ. Também individualmente, os pesquisadores podem ser contemplados com projetos de pesquisa que englobam cotas de bolsas de iniciação científica.

Como ocorre a seleção?
A seleção dos candidatos ocorre de forma diferente de acordo com a origem da bolsa. O processo das bolsas fomentadas pelo CNPq/FIOCRUZ é centralizado pela Fiocruz-RJ, e o pesquisador do ICC (ou pós-doutorando) aplica para o processo conjuntamente com o estudante candidato. A inscrição se dá através do site da Fiocruz e o prazo é amplamente divulgado em todas as unidades. A coordenação do PIBIC-ICC apenas recolhe os formulários gerados pelo sistema, devidamente assinados pelo pesquisador e estudante candidatos, e os encaminha à coordenação na Fiocruz-RJ. Em geral, o Programa recebe inscrições em abril e a bolsa inicia sua vigência em agosto.

Já no caso das bolsas contempladas pela Fundação Araucária, o processo de divulgação do edital, seleção, resultados e implementação das bolsas é de responsabilidade do PIBIC-ICC. Em geral, a seleção ocorre em julho e as bolsas iniciam sua vigência em agosto ou setembro. Ocasionalmente são realizados outros processos de seleção em função da liberação de bolsas de estudantes egressos da graduação.

Eu e meu estudante iremos participar do processo seletivo Quais são os documentos necessários?

  • Independente do processo seletivo, o estudante precisará do comprovante de matrícula e histórico escolar;
  • Tanto o orientador quanto o estudante necessitam ter o currículo atualizado na Plataforma Lattes. Lembrem-se que o estudante muitas vezes nem sempre sabe o que é esta plataforma, então pode precisar de uma mãozinha;
  • Também é necessário um projeto, no qual o estudante estará inserido, e compatível com dedicação de 20 h semanais. Orientações sobre como confeccionar o projeto poderão ser encontradas nos editais dos processos seletivos;
  • No caso de seleção realizada pelo PIBIC-ICC, é exigida comprovação do currículo do estudante que é levada em consideração para a pontuação no processo de seleção.




 
TOP