Os tripanossomatídeos apresentam características únicas em relação aos demais eucariotos, por exemplo diferenças na estrutura de seus ribossomos e mecanismos específicos de processamento de RNA. Visando contribuir para o entendimento destas diferenças, investigamos a estrutura e função de ribonucleases de tripanossomatídeos, envolvidas no processamento de diversos tipos de RNAs, bem como visamos a caracterização dos pré-complexos ribossomais nesses organismos. Esta linha de pesquisa envolve estudos estruturais, ensaios funcionais in vitro e caracterização fenotípica in vivo de mutantes de T. brucei gerados por RNA de interferência.
Biogênese do ribossomo e processamento de RNA em Tripanossomatídeos
Descoberta de drogas antiparasitárias em epigenética
As proteínas modificadoras de cromatina são essenciais para diversos processos e têm um impacto direto na transcrição e no reparo e metabolismo de DNA. Este projeto tem como objetivo a caracterização e validação de enzimas modificadoras de histonas de Trypanosoma cruzi como alvos para desenvolvimento de novos inibidores contra este parasita.
Fatores de iniciação da tradução de Tripanosomatídeos
O número de componentes e as interações entre os fatores de tradução de parasitas Tripanossomatídeos apresentam algumas diferenças específicas importantes em relação aos seus hospedeiros. Este projeto visa caracterizar molecular e estruturalmente estas diferenças com o objetivo de caracterizar novos potenciais alvos para o desenvolvimento de inibidores que possam atuar seletivamente nos parasitas sem afetar o processo de síntese de proteínas das células dos hospedeiros. Este projeto é realizado em colaboração com o Laboratório de Regulação da Expressão Genica do Instituto Carlos Chagas, com o Departamento de Microbiologia do Instituto Aggeu Magalhães e com o Departamento de Biologia Estrutural e Química do Instituto Pasteur de Paris.