IMPACTOS E PERCEPÇÕES DA PANDEMIA DE COVID-19: VIDAS EM TRANSFORMAÇÃO
Muitas são as transformações que tem se dado na vida cotidiana das pessoas desde o surgimento da pandemia de Covid-19. Com as mudanças de hábitos de trabalho e estudo e a maior permanência em casa daqueles a quem isso se lhes é permitido, ou maior permanência nas ruas daqueles a quem seu ofício lhes exige, percebe-se alterações de padrões de relacionamento interpessoal, trocas afetivas, rotinas e hábitos cotidianos, consumo, descarte, desenvolvimento de novas habilidades, fantasias, pensamentos e expectativas.
O isolamento social e a restrita mobilidade física parecem acompanhados de uma peculiar mobilidade cognitiva na busca de recursos internos frente ao surgimento de emoções perturbadoras derivadas de frustrações ou desafios trazidos pelo novo dia-a-dia que se impõe, notícias preocupantes e adaptações que se fazem necessárias.
Esta proposta tem como objetivo analisar impactos e percepções da pandemia de Covid-19 e seu potencial de transformação na vida das pessoas, buscando identificar fatores fundamentais para a manutenção do estado de saúde física e mental, bem-estar e qualidade de vida, em uma situação de crise como a que se vive atualmente. Os resultados deste estudo possibilitarão embasamento para proposição de ações do poder público e/ou individuais para o enfrentamento desta pandemia, que visem minimizar os efeitos de perdas afetivas e emocionais que impactam na saúde da população.