Seja um PIBIC - Estudantes

Se você é estudante de graduação e tem interesse em participar do PIBIC, inscreva seu currículo e encontre seu orientador. Após preencher o formulário, seus dados serão disponibilizados aos pesquisadores e, assim que surgir uma oportunidade, entraremos em contato.

Tire suas dúvidas

Como faço para participar do PIBIC no Instituto Carlos Chagas?
O estudante que deseja desenvolver uma iniciação científica no ICC deve, primeiro, firmar uma parceria com um orientador para que, juntos, participem do processo de seleção.

Como faço para encontrar um orientador?
O estudante deve consultar as informações disponíveis no site do ICC para buscar a área de seu interesse e, dentro dessa área, um pesquisador que esteja atuando. Em seguida, o estudante deve entrar em contato diretamente com o pesquisador para saber da sua disponibilidade em orientar.

Os orientadores com os quais conversei não têm vaga no momento. Há algo que ainda posso fazer?
Sim! O ICC tem um banco de currículos que pode ser consultado por qualquer pesquisador do ICC. Para cadastrar seu currículo, acesse o formulário. Dessa forma, caso algum pesquisador possua vagas disponíveis e se interesse pelo seu currículo, poderá entrar em contato diretamente com você. Por isso é importante que as informações do cadastro estejam corretas e que este seja preenchido da forma mais completa possível.

E afinal, como acontece a seleção? De onde vêm as bolsas?
Os pesquisadores do ICC, assim como a coordenação PIBIC do ICC, estão continuamente aplicando aos editais que fornecem bolsas de iniciação científica. Na maioria dos casos, ocorre uma seleção, visto que o número de interessados é maior que a quantidade de bolsas disponibilizadas. Nesta seleção, é levado em consideração o histórico escolar do candidato, seu currículo, o currículo do orientador e o projeto apresentado. Para participar da seleção é necessário que o estudante já tenha firmado uma parceria com um orientador do ICC, que informará o candidato sobre quais documentações são necessárias e datas-limite de cada processo.

Se eu for contemplado com uma bolsa, qual sua vigência?
As bolsas iniciam-se em agosto/setembro e têm uma vigência de 12 meses. Durante este período, o estudante não tem férias, pois as bolsas não constituem vínculo empregatício.

Eu já recebo uma bolsa por outro programa. Posso participar do PIBIC-ICC?
O estudante não pode acumular bolsas. Se ele já possui uma bolsa de iniciação científica por outro programa, ele terá que optar a qual programa estar vinculado. Se o estudante possuir alguma bolsa cujo objetivo seja assistencial (IFES ou MEC), não haverá conflito, pois bolsas desta natureza têm finalidade distinta.


 


Você quer ser um PIBIC?

Após preencher o formulário, seus dados serão disponibilizados aos pesquisadores e, assim que surgir uma oportunidade, entraremos em contato!




TOP