Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biociências

Instituto Carlos Chagas

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biociências e Biotecnologia do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz) iniciou suas atividades em 2010 e foi credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com conceito 4 na área de Ciências Biológicas I. Atualmente oferece as modalidades Mestrado Acadêmico e Doutorado, e em apenas cinco anos de atividades já conta com cerca de 100 alunos entre egressos e em possibilidade de formação.

Com a missão de formar recursos humanos com alta capacidade acadêmica e científica para atuar nas áreas de ensino, pesquisa e produção, com ênfase nas áreas de Biologia Molecular e Biotecnologia, o PPGBB do ICC prepara alunos para realizar pesquisas de ponta utilizando tecnologias de última geração.


Biociências

Aborda pesquisa básica e desenvolvimento de produtos visando a melhoria da saúde humana, com utilização de ferramentas de biologia molecular e biologia celular, nas seguintes linhas de pesquisa:

a) Caracterização bioquímica, molecular, genética ou estrutural de agentes infecciosos e seus hospedeiros;
b) Regulação da expressão gênica de microorganismos e parasitos;
c) Caracterização molecular de células tronco;

Biotecnologia

Aborda o desenvolvimento de produtos e escalonamento de produção visando a melhoria da saúde humana, nas seguintes linhas de pesquisa:

a) Biotecnologia de vacinas e testes diagnósticos;
b) Genômica, proteômica e metaboloma de organismos;
c) Bioinformática.


Bruno Romagnoli Tatiana Brasil Paulo C. Carvalho Lyris Godoy
Fabiola Holetz (Suplente) Rafael Almeida (Suplente)

TOP