Erro no Revolution Slider: Slider with alias principal not found.
Maybe you mean: 'banner' or 'diretoria' or 'linha' or 'organograma' or 'dirfetoria' or 'carlos'
Oficina de trabalho reúne representantes de gestão das unidades regionais
21/09/2015 - Renata Fontoura/Ascom ICC


O vice-diretor de Gestão e Desenvolvimento Institucional do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná), Carlos Eduardo de Andrade Rocha, foi um dos coordenadores da oficina de Gestão Integrada no Planejamento e Captação Externa de Recursos de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, realizada no mês de setembro, na Fiocruz Brasília. O encontro reuniu os vices-diretores de gestão da Fiocruz de Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Brasília, Amazonas, Paraná, Ceará, Mato Grosso do Sul e Piauí.

O objetivo foi compartilhar os processos de trabalho de captação de financiamento e gerência de projetos de pesquisa, para consolidar um modelo com maior integração entre as áreas de gestão, e assim, potencializar o desenvolvimento estratégico da Fiocruz. Divididos em três grupos com os temas: Capacitação e sustentabilidade, Gestão de processos e Estrutura e ferramentas, os participantes discutiram e levantaram ideias para a consolidação de uma proposta de modelo de orçamentação, captação de recursos e desenvolvimento institucional para as unidades.

Como produto da discussão, foram definidas estratégias de integração e desenvolvimento do gerenciamento da captação de recursos e gestão de projetos para as unidades. Entre elas: criação de um sistema de inteligência sobre o ambiente de atuação das unidades identificando ameaças e oportunidades; criação de uma rede de gerenciamento de projetos com as respectivas adequações locais; elaboração de nota técnica com base nas tecnologias desenvolvidas e utilizadas nas diversas unidades da Fiocruz; implantação de instrumento para orientação estratégica com prospecção de oportunidades alinhadas às prioridades das regionais; construção de plataforma comum a todas as unidades da rede; vinculação pesquisa de pós graduação aos projetos de captação de recursos externos e criação de um Programa de Capacitação em Gestão de Projetos para as Unidades Regionais.
A iniciativa foi desdobramento do Fórum das Unidades Regionais (FUR), realizado na Bahia em abril de 2014.

Com informações da Diretoria Regional de Brasília (DIREB/ Fiocruz)

Foto: Ascom DIREB/ Fiocruz

TOP