Erro no Revolution Slider: Slider with alias principal not found.
Maybe you mean: 'banner' or 'diretoria' or 'linha' or 'organograma' or 'dirfetoria' or 'carlos'
ICC é destaque em congresso internacional na área de Bioquímica e Biologia Molecular

Trabalhos de mestrandas do PPGBB estão entre os 47 premiados em um total de 1.500 trabalhos apresentados durante o evento.

O Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná) marcou uma forte presença no 23º Congresso Internacional da IUBMB (International Union of Biochemistry and Molecular Biology 2015) e 44º Reunião Anual da Sociedade Brasileira Bioquímica e Biologia Molecular. Durante o evento internacional, realizado de 24 a 28 de agosto em Foz do Iguaçu, duas mestrandas do Programa de Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia do ICC e uma graduanda inserida no programa de Iniciação Científica do Instituto foram premiadas em três categorias diferentes com trabalhos apresentados na forma de pôster.

A mestranda Marcele Faret, foi contemplada com o trabalho Functional and structural characterization of a modified L-asparaginase with higher selectivity for the substrate, na categoria Biotechnology. “O trabalho que desenvolvemos investiga as estruturas e possíveis modificações na estrutura da enzima L-asparaginase, utilizada no tratamento da Leucemia Linfoide Aguda (LLA). O objetivo é entender como podemos melhorar sua atividade e diminuir seus efeitos colaterais”, explica Marcele, que tem previsão para concluir o mestrado em março de 2016. “Este prêmio, obtido em um evento internacional, tão importante na área, é um incentivo e um reconhecimento à dedicação que temos no dia-a-dia do trabalho”, comemora a mestranda.

Orientadora do estudo, a pesquisadora do ICC Tatiana de Arruda Brasil de Souza, do Laboratório Proteômica e Engenharia de Proteinas, também ressalta a importância da conquista. “Eram 233 concorrentes na categoria. Ficamos motivados porque o trabalho é recente aqui no ICC e ainda temos muitas perspectivas pela frente”, destaca. Também orientada por ela, a graduanda que participa do programa de Iniciação Científica no Instituto, Aline Guimarães Santana, foi contemplada com o prêmio na categoria Drugs Actions para o trabalho em pôster Identification of possible targets of an anticoagulant pectin. “Foram dois trabalhos, reconhecidos em áreas diferentes, mas ambos aplicados na área de desenvolvimento de fármacos”, completa Tatiana. O trabalho de Aline concorreu com outros 75 apresentados na categoria.

Na categoria Proteômica, a mestranda Maria Luiza Zardo conquistou o prêmio com o trabalho Análise proteômica de vesículas extracelulares liberadas por Toxoplasma gondii e células infectadas por toxoplasma, orientado pela pesquisadora do ICC Patrícia Mörking, do Laboratório de Regulação da Expressão Gênica. “Já há na literatura trabalhos que investigam a atividade das vesículas extracelulares do T. gondii, mas não há nenhum com foco na caracterização molecular como desenvolvemos”, explica Maria Luiza. Com previsão do término do mestrado em fevereiro de 2016, a aluna da PPGBB reforça a contribuição da participação no congresso para sua formação. “Foi uma experiência muito interessante. Muitas pessoas visitaram meu pôster e, como haviam muitos trabalhos em diferentes áreas, pude trocar experiências, foi muito produtivo”, finaliza a premiada.


03/08/2015 - Renata Fontoura/Ascom ICC - Photos Itamar Crispim


Mestranda Marcele Faret e sua orientadora Tatiana de Arruda Brasil


Mestranda Maria Luiza Zardo e sua orientadora Patrícia Mörking
TOP