Erro no Revolution Slider: Slider with alias principal not found.
Maybe you mean: 'banner' or 'diretoria' or 'linha' or 'organograma' or 'dirfetoria' or 'carlos'

Fórum das Unidades Regionais da Fiocruz debate nova plataforma de Gestão Integrada de Pesquisa

por / quinta-feira, 13 outubro 2016 / Categoria Instituto Carlos Chagas

A Fiocruz Bahia sediou, nos dias 06 e 07 de outubro, mais uma edição do Fórum das Unidades Regionais da Fiocruz (FUR). O evento reuniu vice-diretores de Gestão e representantes das unidades, com o objetivo de discutir o desenvolvimento da nova plataforma de apoio à gestão integrada da produção científica na Fiocruz, a Ágora Saúde, que irá concentrar uma base de dados úteis tanto para a gestão administrativa e financeira da pesquisa, quanto para a gestão do processo de produção do pesquisador.

O coordenador de Gestão e Integração Estratégica (CGIE/Fiocruz Brasília), Wagner Martins, durante o evento, destacou que fazer a gestão da produção científica das unidades regionais significa acompanhar as informações que irão possibilitar a construção coletiva de uma agenda de prioridade de pesquisa e orientar o planejamento. “A partir desse sistema, poderemos articular novas competências, o que possibilitará uma gestão inteligente desta produção, com informações que irão aprimorar o trabalho de gestores e pesquisadores. Nosso objetivo é criar condições para que essas informações sejam coletadas, sistematizadas e que retornem à quem necessita delas”, frisou.

De acordo com o vice-diretor de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz Bahia, Valdeyer Reis, o desenvolvimento dessa plataforma tem como prioridade atual a criação de dois sistemas: um para gerenciamento de projetos de pesquisas e outro com foco no monitoramento e avaliação da produção científica. “Ambos estão sendo construídos através de uma estrutura de colaboração interunidades, na qual são discutidos e validados processos, funcionalidades e requisitos, bem como a linguagem, banco de dados e demais itens da arquitetura de tecnologia da informação para o desenvolvimento colaborativo”, explicou.

Rede social técnico-cientifica – Um dos objetivos desta plataforma, que também funciona como uma rede social técnico-cientifica, é possibilitar a troca de informações sobre pesquisas e sobre o modo de se fazer pesquisa na área de saúde, ajudando não só como ferramenta de apoio gerencial, mas contribuindo também para o estabelecimento de parcerias e apropriação do amplo conhecimento gerado.

Esta nova plataforma está sendo desenvolvida pelas Unidades do FUR da Fiocruz, sob orientação da Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratório de Referência, tendo como base um sistema já em funcionamento na Fiocruz Bahia e na Plataforma Ágora, que por sua vez, está sendo desenvolvida na Fiocruz Brasília, em colaboração com o Observatório de Ciência e Tecnologia da Fiocruz.

Atualmente, as unidades já possuem alguns módulos para o gerenciamento de projetos. Com isso, a plataforma pretende integrar essas ferramentas em um sistema único, desenvolver outros módulos gerenciais de modo a atender parte significativa do fluxo do gerenciamento de projetos, num processo continuado de aprimoramento do que já é realizado nas unidades, promovendo maior e melhor integração entre elas.

Fonte: Ascom Fiocruz Bahia
Foto: Peter Ilicciev/Fiocruz


TOP